A argentina Claire de Santa Coloma é a vencedora da 12.ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.
O prémio, no valor de 20 mil euros, foi hoje anunciado pela organização, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
O concurso que quer apoiar novos talentos nas artes plásticas e visuais, tinha selecionado, em 2017, seis finalistas: Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes (que recebeu uma menção honrosa), Igor Jesus e Claire de Santa Coloma.
Claire de Santa Coloma apresentou uma instalação que nos leva a reconsiderar noções como as de individualidade e de interioridade. “A obra é, no entender do júri, um exemplo de dedicação e uma importante reafirmação de liberdade”. O Prémio (20 mil euros) serve para apoiar a artista na continuação do trabalho de criação e investigação e na internacionalização da sua carreira.
Claire tem 33 anos, nasceu em Buenos Aires, Argentina, e vive e trabalha em Lisboa. Estudou escultura de talha directa nos Ateliers Beaux Arts de la ville de Paris e expõe regularmente desde 2008. Em 2017 é convidada para integrar o programa de Lisboa Capital de Cultura Iberoamericana com uma residência nos ateliers dos Coruchéus e um projeto a apresentar na galeria Quadrum.
Ana Guedes recebe a Menção Honrosa pela sua originalidade e pela sua capacidade em conjugar som, espacialidade e narrativa crítica.
Nas edições anteriores, foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.
Ainda estão em exibição as obras dos finalistas do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP, escolhidos através de uma equipa de curadores. As obras podem ser vistas no Edifício Central 1, do MAAT, em Lisboa, até 9 de outubro.
Vídeo: Leonor Bettencourt Loureiro
Fotografia: Pedro Pina
Reportagem: Daniel Belo