O Stephen Malkmus é aquele homem que canta como se fosse o tio fixe que tem uma banda rock’n’roll. O Stephen Malkmus, o dos Pavement, arranjou nos anos 1990 uma terceira via entre a seriedade angustiada do grunge e o historicismo bem composto do indie. Os Pavement rockavam a sério sem que parecessem levar-se muito a sério, e isso foi uma lição e uma eterna inspiração. Depois, acabaram os Pavement, e o tio Malkmus manteve-se igual a ele próprio, a editar álbuns com nova banda, The Jicks, e mantendo viva a capacidade de rockar à sua maneira — e é mesmo a maneira dele, inimitável. E agora, Quim? Agora, isto, Stephen Malkmus a avisar que, depois de umas temporadas passadas em Berlim, lhe deu para a eletrónica.
Groove Denied, o título, tem humor declaradamente Malkmus. A música, por sua vez, soa a um músico entregue, felicíssimo, à descoberta, ocupado a mexer em botões de sintetizadores e de caixas de ritmo só para descobrir a que soam. É divertido ver o cinquentão nessa posição. Mas a Malkmus o que é de Malkmus. O nosso homem, o tio fixe, nunca perde a compostura e tem tanta música na cabeça, que a maquinaria eletrónica é, na verdade, apenas uma nova forma de chegar à expressão que é a dele. Além disso, Groove Denied, o álbum eletrónico de Stephen Malkmus, como tem sido apresentado, é álbum com um twist. Como não somos dados a spoilers, não desvendamos o que é. Pois, agora vão ter mesmo de ouvir.
Mário Lopes é jornalista e crítico musical no Público e fala com Quim Albergaria todas as semanas na Antena 3, em O Disco Disse.