No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série Novos Cantos Novos regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade.
Foi a 3 de janeiro de 1960 que o comunista Álvaro Cunhal e mais nove companheiros de cárcere conseguiram derrotar os muros e fugir da prisão de alta segurança de Peniche.
Em 2024 – 50 anos depois da Revolução dos Cravos – Samuel Úria, músico e compositor nascido em Tondela em 1979, troca-nos as voltas e, a convite da Antena 3, entra no Forte de Peniche com mais nove amigos, para cantarem em coro à liberdade. Até para um artista nascido num ambiente assumidamente conservador, como confessa em 2024, a liberdade não deixa de ser um dos mais valiosos tesouros.
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.