No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série “Novos Cantos Novos” regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.
Há 50 anos era um cenário impossível de imaginar. Ninguém diria que meio século depois do 25 de abril de 1974, no topo do Quartel do Carmo estaria um artista filho de pais cabo-verdianos a interpretar canções anti-racistas, anti-colonialistas e anti-sistema com a cidade de Lisboa a beijar-lhe os pés. Xullaji é figura central do movimento hip hop que surgiu em Portugal no final da década de 80 e que cresceu alavancado pela primeira geração de filhos de imigrantes ou afrodescendentes, muitos deles vítimas de racismo e de exclusão social. Em 2024, a convite da Antena 3, o rapper sobe ao terraço do Carmo – epicentro da queda da ditadura – para interpretar a sua poesia revolucionária em curso.