No ano em que a Antena 3 celebra 25 anos, a rádio leva a música portuguesa ao vivo ao canal da RTP1, com o novo programa Eléctrico. Duas bandas frente a frente em cada episódio.
Esta semana, os Linda Martini estão frente a frente com Dead Combo.
Duas bandas que nasceram no universo alternativo independente, há 15 anos atrás, e que hoje são grandes referências da música portuguesa.
Cláudia Guerreiro, Pedro Geraldes, André Henriques e Hélio Morais criaram Linda Martini entre Queluz e Massamá. Com cinco discos editados, têm uma legião de fãs que continua a emocionar-se com os hinos da banda. Em 2018, editaram um disco homónimo e na capa desvendaram a cara de Linda Martini, uma rapariga italiana a quem pediram emprestado o nome no início dos anos 2000.
Do outro lado do palco estão Dead Combo. Tó Trips e Pedro Gonçalves criaram duas personagens para dar corpo às composições instrumentais. Na génese, estava guitarra eléctrica e contrabaixo a serem tocados por um cangalheiro e um gangster, figuras imaginadas que ajudaram a manter o espírito da banda. O Combo cresceu e, em 2018, editaram Odeon Hotel, um disco com mais músicos, mais instrumentos e um corpo sonoro mais volumoso.
Como convidados especiais, os Linda Martini trazem a fadista Ana Moura e os Dead Combo convidam a guitarra portuguesa de Gaspar Varela, bisneto da fadista Celeste Rodrigues.
Nos próximos episódios, contem com as presenças de Sam The Kid e Mundo Segundo frente a frente com Dino D’ Santiago e Glockenwise com Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo.
Todas as quintas-feiras, pelas 00h30 na RTP1 e aos domingos, às 21h, na Antena 3.
Galeria de fotos: Pedro Pina