Kontinental’25, o mais recente filme de Radu Jude, vencedor do Urso de Prata para Melhor Argumento, estreia nas salas de cinema portuguesas a 8 de janeiro, com apoio Antena 3.
Depois de títulos como Má Sorte no Sexo ou Porno Acidental, que lhe valeu o Urso de Ouro em 2021, e Não Esperes Demasiado Pelo Fim do Mundo, o realizador romeno regressa com uma sátira mordaz inspirada em Europa’51, de Roberto Rossellini.
O filme acompanha Orsolya, uma oficial de justiça em Cluj, na Transilvânia, encarregada de despejar um sem-abrigo que vive na cave de um edifício destinado a ser convertido num hotel. Um acontecimento inesperado desencadeia uma profunda crise moral na protagonista, levando-a a confrontar-se com as consequências do seu papel e com as desigualdades sociais que a rodeiam.

Filmado num registo de neorrealismo contemporâneo com recurso a um iPhone, Kontinental’25 aborda temas como a especulação imobiliária, o conflito entre classes sociais, e as tensões entre progressismo e conservadorismo, numa Roménia que funciona como espelho de problemas globais. O filme teve antestreia em Portugal no LEFFEST antes da estreia comercial.
Recorda a entrevista de Teresa Vieira a Radu Jude, na Berlinale, aqui.
