Ao primeiro dia da edição de 2018 do Bons Sons, já a aldeia estava bastante movimentada. É ano de enchente em Cem Soldos, numa edição onde muito muda.
Uma das mudanças acontece, por exemplo, no Palco Giacometti. Cresceu, deixou de ser um coreto, e logo às 16h30 recebeu Lince num concerto a olhar para o passado e para o futuro das canções, com os olhos emocionados de uma Sofia Ribeiro rendida à plateia da aldeia. A família Jerónimo também subiu ao mesmo palco e convidou a que todos fizéssemos parte desta grande família musical.
Lince à conversa no estúdio da 3 após o concerto
Ainda havia muito por acontecer nesta aldeia inquieta, onde se aproveita para brincar com brinquedos tradicionais entre concertos. Mas continuamos nas novidades: os Lemon Lovers inauguraram o palco Zeca Afonso, anfiteatro natural entre as árvores, para dar voz à nova música portuguesa. Para palco novo, set especial. Foi isso que a banda portuense prometeu e trouxe ao Bons Sons. Também Xinobi confessou ter uma “pasta Bons Sons” guardada para o set que traria às 2h30 para o Palco Aguardela.
Salvador Sobral na 3
Um dos concertos mais esperados da noite era, provavelmente, o de Salvador Sobral. O jazz e todas as suas ruas sonoras ecoaram pelas vias da aldeia, entre conversas e coros afinados do lado de cá do palco. Com Salvador Sobral subiram ao palco Júlio Resende e Bruno Pedroso, mas também Joni Mitchell ou Joana Barra Vaz, em formato canção reinterpretada por um Salvador Sobral que fora de palco aproveita o semi-anonimato que o corte de cabelo lhe dá. Em entrevista, Salvador dizia que ia ficar para ouvir Selma Uamusse no mesmo palco em que acabara de tocar.
Selma Uamusse à conversa com Tiago Ribeiro e Inês Lopes Gonçalves
Nós também ficámos para ouvir o calor de Moçambique colado ao de Cem Soldos. Dança descalça, público no palco e conquistado. Depois dela, Slow J ia-se reinventando entre guitarras no Palco Zeca Afonso, a agradecer o caminho trilhado com o álbum de estreia “The Art of Slowing Down”, numa altura em que já prepara o que aí vem.
A festa, claro, seguiu madrugada dentro com Xinobi no Palco Aguardela, a estrear a pasta Bons Sons.
A equipa da 3 no Bons Sons 2018 regressa hoje à emissão em direto a partir de Cem Soldos. Das 20h às 24h, para acompanhar no FM e no RTP Play, com Tiago Ribeiro, Inês Lopes Gonçalves, André Santos e Marta Rocha.