De 27 a 29 de Maio decorre a 4.ª edição do Festival Rádio Faneca – Ílhavo a Transmitir Alegria – um festival de artes performativas, visuais e de música. Márcia, Retimbrar, Lemon Lovers, Nobody’s Bizness, Senza, Old Jerusalem e Golden Slumbers estão entre as propostas para o cartaz de 2016.
Na edição de 2016, pretende-se alargar os territórios de ação a outros lugares que se destacam na paisagem urbana do Município de Ílhavo como marcas físicas profundamente ligadas à identidade cultural das comunidades locais.
A Fábrica da Vista Alegre e o seu antigo bairro operário, o Cais da Malhada e o que resta das antigas secas e empresas de pesca são locais com particular interesse patrimonial, tanto ao nível arquitetónico como natural, além de testemunhos materiais de um passado histórico recente importantes para desenvolver processos de (re)construção simbólica de identidades culturais.
Trata-se de alargar os territórios espaciais do Festival, através da ocupação de novos lugares da geografia local, transformando-os em “palcos”, nos quais se desenvolvem e experienciam projetos culturais e artísticos que utilizam como matéria-prima principal os recursos materiais e imateriais que estes abrigam. Desta forma, reconhecemos o papel primordial que as marcas físicas de um território têm na produção e transmissão das memórias sociais e na pluralização das identidades coletivas.