A oitava edição dos Monstros do Ano é seguramente uma das mais sofríveis, talvez mesmo a pior dos últimos anos. Em 2016, mais de 60 nomeações destacam as figuras e os acontecimentos que marcaram o Ano Monstro, isto é, o período entre a edição que se realizou em Junho do ano passado e a que está marcada para o próximo dia 17, pelas 21h30, no Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.
Ao todo, são 16 categorias, entre as quais “Monstro Directo”, “Monstro Sagrado”, “Monstro Preconceituoso”, “Monstro a Dar Tudo”, “Monstro Ups”, “Monstro Verde” e, obviamente, “Monstro do Ano”.
A cerimónia já assegurou a presença de dois dos nomeados: o deputado José Manuel Coelho e Rijo Schneider, autor de um dos virais do ano. A juntar a isto, está confirmada a actuação dos Bro-X, com o hit “Gordo da Net”, e a apresentação de Fernando Alvim e Xana Alves.
Os Monstros do Ano são um evento anual que visa distinguir os acontecimentos e pessoas que mais se destacaram no respectivo Ano Monstro. Na edição de 2015, o vencedor foi João Araújo, advogado de José Sócrates. Todas as informações e actualizações relativas à “pior cerimónia do mundo” encontram-se na sua página oficial no Facebook, e os bilhetes estão à venda por €8, podendo igualmente ser reservados por email.