Criado em 1994, o Festival Termómetro chega a 2017 – 23 anos depois – com um histórico considerável. Vencendo-o ou não, foi neste festival que muitas bandas e artistas se viriam a revelar, como são disso exemplo, os casos dos Ornatos Violeta, B Fachada, Capicua, Dj Ride, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Salto, Tatanka, entre tantos outros. Ao todo, em 23 anos, mais de 500 bandas e artistas por ali passaram e este ano mais 20 se juntam.
Em 2018 foram a concurso Caio, Quarto Quarto, Planeta Tundra, Jerónimo e Mathilda. Os convidados especiais da final, que aconteceu no último sábado (13 de janeiro) foram os Pop Dell’Arte.
Os vencedores foram os quartoquarto, banda lisboeta de João Vidigueira (voz), Luís Lucena (programações/guitarra elétrica/baixo), João Abelaira (teclados/synths) e Diogo Sousa (bateria/sampler). Uma fórmula musical apresentada por quatro músicos, influenciada pela pop nacional e americana.
Os quartoquarto falaram ao Domínio Público, e fizeram as apresentações:
O vencedor do Festival Termómetro assegura a sua presença no festival Alive, no Bons Sons e no Iberian Festival Awards, bem como 5 dias de gravação no estúdio de gravação HAUS e um videoclipe produzido pela Forever in Movies – Fim.