Fotografia: Renato Cruz Santos
A quebra do silêncio e a busca por um olhar no feminino
O ensaio “Visual Pleasure and Narrative Cinema” é um dos textos mais referenciados no contexto da crítica feminista e da teoria do cinema. Editada em 1975, esta reflexão crítica sobre o cinema de Hollywood direcionou a atenção dos pensadores e dos críticos de cinema para o designado “male gaze”: o olhar do homem sobre a mulher — representada como um objeto para consumo e como alvo de desejo. Este olhar era estimulado pelas estruturas formais e narrativas do cinema de Hollywood, que perpetuava certos estigmas da sociedade da época na sua representação e reflexão dos indivíduos e da cultura no grande ecrã. Os espetadores mergulhavam numa experiência sensorial sem precedentes, com escassas possibilidades de descontrução das imagens que estavam à sua frente.
Mas a experiência cinematográfica mudou. As estratégias formais e narrativas do cinema mudaram. O olhar do masculino pode ser — e é cada vez mais — subvertido.
Laura Mulvey é a autora de “Visual Pleasure and Narrative Cinema” e, desde então, tem seguido criticamente a evolução da representação da figura da mulher no cinema, tal como a própria transformação da temporalidade e materialidade deste meio artístico. A teórica esteve presente no Porto/Post/Doc para o workshop designado “Texts of Muteness: Maternal silences and cinema as an expressive mode”, composto por três aulas, com três filmes, realizados por três mulheres, para discutir o seu novo tópico de exploração teórica: a figura da mãe na sociedade patriarcal e a sua representatividade no cinema. A Teresa Vieira conversou com a autora, no Porto, sobre o seu percurso conceptual até aos dias de hoje.