Na 6ª edição do Festival Emergente, o festival da novíssima geração da música portuguesa, muda-se para o espaço BOTA. De 26, 27 a 28 de dezembro, esperam-se três dias de muitas surpresas, com apoio Antena 3.
Este ano, para além da mudança de espaço e de zona da cidade, realizar-se-á a primeira Tour Emergente, em pelo menos seis espaços e festivais em várias regiões do país, promovendo a banda vencedora do prémio “Melhor Concerto Super Emergente” e, sempre que possível, também a vencedora do prémio “Melhor Projeto Musical Super Emergente”. Os espaços e festivais são o Capote Fest em Évora, o Bang Venue em Torres Vedras, Café Concerto Quina das Beatas no CAE Portalegre, Salão Brazil em Coimbra e Café-Concerto Rum by Mavy em Braga (gig.ROCKS).
Com foco no indie-rock, na pop, ou na música eletrónica, o festival está também aberto a sonoridades como o hip-hop, o novo jazz e a música experimental, bem como a todos os seus possíveis cruzamentos, não esquecendo as raízes da música popular portuguesa. A edição de 2024, para além de 8 bandas e projetos musicais Super Emergentes, a selecionar por Open Call aberto de 1 a 31 de Outubro, contará com Surma, Maria Reis, Baleia Baleia Baleia e Agressive Girls.