Raquel Morão Lopes esteve a assistir à Mostra de Portugal Contemporâneo, no Brasil (Rio de Janeiro e arredores), uma iniciativa do Arte Institute, com apoio Antena 3.
A Mostra dura até ao fim de janeiro, com a presença de vários artistas portugueses em várias cidades brasileiras. Os Capitão Fausto actuaram no Festival Rock the Mountain, em Petrópolis, e o Churky, em Niterói.
Recorda a conversa com Churky, em direto de Copacabana.

Já no domínio da literatura, a mostra inspirou-se no projeto ‘Há uma trança linda nessa sua dança’, de Ondjaki e Jordi Burch.
Entre os participantes estão José Luís Peixoto e Rita Leitão, Jordi Burch, Francisco Vidal, Afonso Cruz e Margarida Gato (Portugal); Ondjaki e José Eduardo Agualusa (Angola); José Luís Tavares e Gilda Barros (Cabo Verde); Odete Semedo e Sidney Cerqueira (Guiné-Bissau); Kwame Souza (São Tomé e Príncipe); Amosse e Butcheca (Moçambique); Ana Miranda, Bianca Ramoneda e Yoko Nishio (Brasil); e Luís Cardoso e Gabriela Carrascalão (Timor-Leste).
A Mostra de Portugal Contemporâneo leva mais de 80 artistas de regiões portuguesas e dos CPLP em seis cidades brasileiras.