No ano em que a Antena 3 celebra 25 anos, a rádio leva a música portuguesa ao vivo ao canal da RTP1, com o novo programa Eléctrico. Duas bandas frente a frente em cada episódio.
Esta semana, os Glockenwise estão frente a frente com Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo.
Filipe Sambado que conquistou o título de Melhor Disco Português de 2018, para a Antena 3, e Glockenwise que concorrem para o mesmo título em 2019.
Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiusa tinham 16 anos quando começaram. Não havia nada melhor para fazer em Barcelos. Sem vocação para a cerâmica, herdaram o espírito da famosa “cena de Barcelos”.
Depois de três álbuns, os Glockenwise surpreenderam o público, no final de 2018, com o seu novo trabalho, o primeiro escrito em português. O resultado é o disco Plástico, que é apresentado ao vivo neste Eléctrico. A plasticidade dos Glockenwise, capazes de se mutarem para algo diferente daquilo que faziam há dez anos – o puro garage rock – para algo mais “pop-rock”. Mas sem perderem as velocidades e as bases distorcidas.
JP Simões é o convidado especial de Glockenwise, dando voz ao tema “Bom Rapaz”.
Também em 2018, Filipe Sambado voltou aos discos e regressou com acompanhantes de luxo. Uma companhia tão luxuosa — Alek Rein na guitarra, C de Crochê no baixo, Luís Barros na bateria e Primeira Dama nas teclas —, que o músico decidiu dar esse nome ao álbum: Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo.
Um disco de canções urgentes, com ritmos, volumes e distorções que espelham essas urgências e causas em que Sambado acredita por completo. Um trabalho que cruza ideias de indie rock com tiques de música popular portuguesa.
Aurora Pinho (performer), Cecília Henriques (voz), Violeta Azevedo (flauta) e Silas Ferreira (oboé) são os convidados de Filipe Sambado no Eléctrico.
Nos próximos episódios, contem com as presenças de Best Youth frente a frente com Isaura e X-Wife com The Parkinsons.
Todas as quintas-feiras, pelas 00h30 na RTP1 e aos domingos, às 21h, na Antena 3.
Fotos: Pedro Pina