No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série “Novos Cantos Novos” regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade.
Em 2012, quando lançou o seu álbum de estreia, Ana Matos Fernandes dizia, no tema “Maria Capaz”, que era a “comandante da guerrilha cor-de-rosa”. Ora, em 2024, 50 anos depois do 25 de Abril, a Antena 3 convida Capicua a entrar no Museu Militar do Porto, a antiga sede da PIDE, e mostrar – de punho bem fechado, como sempre – que a cantiga continua a ser uma arma. E que as palavras, quando aplicadas de forma ágil e sábia, são cartuchos prontos a disparar na constante luta pela Liberdade.
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.