No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série “Novos Cantos Novos” regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade.
Paulo Furtado nasceu e cresceu em Coimbra. Não fez parte dos movimentos académicos nem das lutas estudantis que marcaram a vida da cidade. Mas fez parte de uma outra revolução, também ela marcante e impactante: a do rock ‘n’ roll sujo, potente e audaz que, no final da década de 1980 e início de 1990 virou Coimbra de pernas para o ar. Em 2024, 50 anos depois da Revolução dos Cravos, a Antena 3 recebe, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, uma lição de como construir canções em liberdade pela voz de Legendary Tigerman, um verdadeiro professor-doutor do rock.
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.