Em 2025, a editora Lovers and Lollypops celebra vinte anos de idade e preparou uma grande festa, com apoio Antena 3.
A Lovers tem mais de dezenas artistas – nacionais e internacionais – assinados e é responsável pela criação e proliferação de uma série de festivais de música. Amplificaram “a cena de Barcelos”, germinaram o Milhões de Festa (que, entretanto, acabou) e o Tremor. A editora cresceu como produtora e promotora e alargaram a ação de outros espaços e comunidades.
Agora, no próximo dia 13 de setembro, nas Piscinas do Município de Barcelos, a Lovers programa um alinhamento que reune o regresso dos icónicos Lobster, que deixaram marca indelével nos anos dourados do MySpace e nos palcos suados do Milhões de Festa, e apontando para a pedalada certeira da Cremalheira do Apocalipse, quinsexseptocteto de Rio Tinto que transforma rock em profecia sonora.
Espaço ainda para duas atuações de bandas recentemente adicionadas ao catálogo da Lovers: os Hetta, quarteto do Montijo que junta screamo, noise e pós-hardcore a prometer mais uma sessão do seu característico “caos” catártico; e os La Família Gitana, jovens músicos do Bairro do Fim do Mundo, em Cascais, que honram a herança cigana com um espetáculo de raízes e fusão.
O programa integra ainda Cativo, projeto da DJ e ativista Luísa Cativo (Catxibi), figura essencial da cultura clubbing portuguesa, que traz um set onde inclusão e intensidade andam de mãos dadas. Por fim, uma colaboração especial junta Violeta Azevedo, flautista experimental e alquimista de pedais, a Ariyouok, artista luso-cabo-verdiano que funde percussão tradicional e eletrónica em atuações visceralmente únicas.
A celebração dos 20 anos da Lovers & Lollypops acontece no dia 13 de setembro, nas Piscinas Municipais de Barcelos, entre as 14:00 e as 20:00. O bilhete tem o custo de €20 e está disponível online.