O NEOPOP regressa, em 2025, a Viana do Castelo sob o mote “Interplenatary Dance Music”. De 7 a 9 de Agosto, o festival apresenta uma panóplia diversificada de propostas do universo da electrónica, com apoio Antena 3.
A Teresa Vieira conversou com artistas presentes no alinhamento do Anti-Stage deste ano, para momentos de encontro com alguns dos nomes emergentes da clubbing scene em Portugal, como Taxsh e Meibi (na foto).
MEIBI, uma força singular na cena clubbing de Lisboa, é artista de primeira geração do Leste Asiático e criadore da EXOTIKA, uma nova residência que explora a cultura queer no lendário Lux Frágil. Partilhou o palco com titãs como Dasha Rush, KI/KI, Patrick Mason e JASSS, comandando pistas de dança em locais icónicos em Portugal, incluindo Outra Cena, Gare Porto, Musicbox e Galeria Zé dos Bois. MEIBI também cultiva uma profunda ligação com a comunidade queer de Lisboa, tendo actuado em encontros como MINA e ARVI no Planeta Manas.
Taxsh, artista portuguesa nascida na Suíça, cresceu em Viana do Castelo e vive atualmente em Lisboa. Emergiu na cena queer underground de Coimbra e de Lisboa, onde encontrou comunidade e liberdade criativa. Em ascensão na cena techno portuguesa, realizou residências no Riktus, Adrena Party e Deepmotion, tocou em grandes eventos como o Neopop Festival e o Brunch Electronik e estreou-se internacionalmente em Itália e Espanha.