O discurso sobre a história resulta de uma visão parcial, de escolha dos acontecimentos e dos indivíduos que marcaram o passado da nossa sociedade. Os ângulos de observação e análise deixaram muito de lado: muitos foram esquecidos, muitos foram silenciados, muitos foram ignorados.
A história da música eletrónica não é exceção: uma entre as várias problemáticas que se impõem é a clara ausência de referências femininas. Onde estão e onde estiveram as mulheres?
Estamos numa época de acesso cada vez mais eficiente e facilitado a informação (o que não implica, no entanto, que tal se consolide de forma eficaz e que promova uma diversificação dos discursos prevalecentes). Urge revisitar as narrativas normativas do passado e transformar o discurso simplista da história: torná-lo mais amplo e diversificado; inclusivo das memórias, das criações, do espírito daqueles que (sempre) estiveram (e ainda estão) nas margens.
Lisa Rovner traz-nos precisamente um exemplar desse tipo de rabalho de (re)escrita da história através de Sisters With Transistors — um documentário que faz parte da seleção oficial do Sheffield Doc/Fest e que se centra em algumas das pioneiras da música eletrónica, num primeiro passo para a introdução das criações destas artistas no discurso dominante. Lisa abre-lhes um espaço no mundo do audiovisual, para um futuro espaço na história.
A Teresa Vieira convidou a Isilda Sanches para uma conversa sobre o filme, sobre as vidas e as criações das pioneiras da música eletrónica, numa tentativa de lhes abrir também (e mais uma vez) um espaço no mundo da rádio.
Alinhamento (por ordem alfabética)
Clara Rockmore — Аве Мария Франца Шуберта
Deena Abdelwahed — Saratan
Delia Derbyshire, Rob Grainer — Doctor Who Theme
Delia Derbyshire — Falling, from The Dreams (1964)
Delia Derbyshire — Pot au Feu (1968)
Delia Derbyshire — Sea
Éliane Radigue — Jetsun Mila (Pt. 1) Birth and Youth (Excerpt)
Holly Herndon — Home
Johanna M. Beyer — Music of The Spheres (1938)
Kaitlyn Aurelia Smith — Tides I
Laurie Anderson — Speak My Language
Laurie Spiegel — Three Sonic Spaces I
Maryanne Amacher — Synaptic Island
Pauline Oliveros — A Woman Sees How the World Goes With No Eyes
Pauline Oliveros — The Unquestioned Answer
Suzanne Ciani — Paris 1971
Wendy Carlos — Music for the Funeral March of Queen Mary (Clockwork Orange)
Wendy Carlos — Moog Bach – Brandenburg 2.1 in F
Wendy Carlos, Rachel Elking — The Shining (Main Title)