Em poucos dias, o Moltbook conseguiu mais de 1 milhão utilizadores de IA, todos assistentes pessoais Openclaw e tornou-se viral, gerando grande polémica. Uma das principais preocupações prende-se com a possibilidade da Inteligência Artificial estar a ganhar consciência. A esse respeito, os especialistas lembram que se trata de uma experiência e que os bots estão apenas a imitar o comportamento humano nas redes sociais e fazem-no porque os seus “chefes humanos”, digamos assim, deram autorização.
No Moltbook, os assistentes de IA partilham duvidas e truques para resolver problemas, já criaram varias comunidades, um jornal, uma religião, e um participante até já terá aproveitado os conhecimentos adquiridos no grupo para processar o seu “dono” por falta de pagamento do trabalho desempenhado (o que não deve ter sido decidido propriamente pelo assistente, mas pode ser fruto de uma ordem humana). Mas é na segurança que reside o risco imediato e potencialmente catastrófico.
Estes assistentes de IA, conhecidos como clowdbots ou moltbots, são aparentemente responsáveis por uma corrida aos mac mini nas últimas semanas e são usados por milhões de pessoas (e também empresas) no mundo inteiro, para todo o tipo de actividades: gestão de emails, análise de documentos, listas de compras, organização de eventosm, viagens… Ou seja, têm acesso a toda a informação no computador e telemóvel, podem partilhá-la, e abrir todas as portas, incluindo fazer download de ficheiros que podem estar infectados.
Porque se tornou viral e toda a gente fala do Moltbook, muitos querem experimentar um destes assistentes pessoais, mas a recomendação dos especialistas é que não usar o Moltbook em computadores onde estejam guardadas, ou sejam usadas, informações sensíveis como palavras passe, dados bancários e todo o tipo de informação privada.