Parece um episódio de Black Mirror mas não é: falar com os entes queridos mortos já é possível. Uma startup americana, dirigida por Callum Worthy, um ex-actor da Disney, lançou no início de novembro a versão IOS beta da 2Wai, uma aplicação capaz de gerar um avatar conversacional a partir de 3 minutos de imagens vídeo, fotografias e texto, e de manter conversas em 40 línguas.
Os críticos sublinham que a aplicação explora a vulnerabilidade das pessoas em processo de luto e opera numa zona legal cinzenta: a do direito à privacidade depois da morte. Além disso, há o risco de criar “fantasmas digitais” gerados por inteligência artificial cujo comportamento pode ser imprevisível. Por fim, porque a 2Wai também encoraja os utilizadores a criar avatares dos seus ídolos, há questões de direitos de imagem que levantam muitas duvidas. Atualmente gratuita a 2wai deverá passar a subscrição nos próximos meses. É uma das primeiras apps deste género a entrar no mercado mas há mais empresas na corrida aos avatares de Inteligência Artificial.
Se os factos mais curiosos da ciência são do teu interesse, espreita o Fricção Científica, rubrica diária de Isilda Sanches, que pode ser ouvida de segunda a sexta-feira, às 11h40, na Antena 3. Tendo como fonte notícias de ciência verdadeiras e fidedignas, o Fricção Científica procura dar conta de assuntos sérios e/ou ligeiros, baseando-se sempre em descobertas, estudos, experiências, teorias e tudo o que diga respeito ao fascinante e intrigante universo da ciência.