Dois documentários de rádio e uma série televisiva da RTP estão entre os nomeados dos prémios de media Prix Europa 2025, que distinguem as melhores produções do continente, anunciou nesta sexta-feira a organização.
Na categoria musical dos galardões para produções áudio, a Antena 3 está nomeada com o primeiro episódio do podcast Homem Temporariamente Só, do Luís Oliveira e da Raquel Morão Lopes, sobre os 70 anos de Rui Reininho; a par do documentário Raio-X ao Homem dos Mil Dedos, de Miguel Soares (Antena 1), sobre Carlos Paredes.
A outra nomeação portuguesa surge na categoria de ficção em vídeo: o primeiro episódio da série O Americano, de Ivo M. Ferreira, sobre a história de um gangue que, no início da década de 1980, aterrorizou o Algarve, cometendo mais de vinte assaltos a bancos.
Os vencedores vão ser anunciados em outubro, em Berlim.
Os Prix Europa foram criados em 1987 pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia e pela Fundação Cultural Europeia, sendo hoje “o mais influente festival de radiodifusão pan-europeu”, com visto ao estímulo da “qualidade da radiodifusão através de um continente em mudança”.