A dupla MXGPU une os produtores e músicos portugueses Moullinex e GPU Panic. Esta semana, lançaram o aguardado álbum de estreia Sudden Light, com selo Discotexas.
O disco conta com onze faixas e é o culminar de um processo criativo num espaço de vários anos: entre digressões, experimentação e escrita, muitas vezes feita em estúdios improvisados pelo mundo fora. Sudden Light é profundamente pessoal, mas é também sobre união e comunidade. Muitas canções foram testadas no próprio palco em atuações imersivas de 360º que dissolvem a linha entre artista e público. Uma experiência que permitiu aos músicos abraçar a vulnerabilidade e repensar o conceito da música eletrónica como algo mais comunitário.
Inspirados por Suzanne Ciani, James Turrell e pela iconografia digital dos anos 90, os MXGPU cruzam performance artística, cenografia futurista e experiências sensoriais que exploram a relação entre humanidade e tecnologia.
Mais do que um álbum, Sudden Light é uma revelação: uma interrupção luminosa que convida à presença, à conexão e à transformação. Para celebrar o lançamento do álbum, o duo preparou dois concertos muito especiais: o primeiro aconteceu em Lisboa, na Casa Capitão*, no passado dia 27 de setembro, e o segundo, no Porto, no Time Out Market, no dia 28.
Sudden Light é mais do que um álbum, é uma revelação, uma interrupção luminosa que convida à presença, à conexão e à transformação e estes dois concertos são o convite para entrar nesse universo.
Passem pelo nosso Instagram (nos stories), durante esta semana, para saberem um pouco mais sobre a história de cada canção de Sudden Light.
*A Antena 3 esteve em modo reportagem na reabertura da Casa Capitão, no Beato, um espaço cultural em Lisboa, que tem pensada uma programação cultural tanto diurna como nocturna.