No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série Novos Cantos Novos regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade
A Garota Não vai até às Oficinas da CP no Barreiro, local onde, em 1971, em pleno Estado Novo, centenas de trabalhadores fizeram greve na luta por melhores salários e condições de trabalho, agitando as águas de uma sociedade que começava a querer ser de mudança. Cinquenta anos depois, A Garota Não, voz fundamental da cultura nacional, reflete nos ideais da criação em liberdade.
Cátia Mazari Oliveira é uma das grandes revelações da música portuguesa dos últimos anos. Escreve com a força de uma multidão, mas canta com tom de embalo.
Abraçou o convite da Antena 3 para tocar nas Oficinas da CP no Barreiro, a pouco mais de 30 minutos da sua cidade-natal, Setúbal.
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.