No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série “Novos Cantos Novos” regressa a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia. A Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade.
Nasceu em Cabo Verde, 22 anos depois do 25 de Abril, e veio para Portugal já com um ano de idade e já num tempo muito distante daquele que se viveu nos movimentos de descolonização na Gare Marítima Rocha Conde De Óbidos, em Lisboa: era aqui que chegavam os amontoados de contentores das pessoas que retornavam de África. Foi também desta gare, decorada com paineis de Almada Negreiros, que, na década 60, partiram milhares de militares portugueses para combater no Ultramar.
Em 2024, Eu.Clides, a convite da Antena 3, senta-se, reflete, pondera… mas nunca deixa de fazer o protesto com as suas canções.
A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.