Kristen Stewart estreia-se em Cannes com um filme “como a água”: cru, íntimo e arrebatador.
Kristen Stewart entrou na realização com a mesma intensidade com que se entregou à representação. Em estreia no Festival de Cannes 2025, o seu filme A Cronologia da Água foi recebido no Festival de Cinema de Cannes, com uma ovação de seis minutos no Teatro Debussy — e muitos aplausos emocionados.
Baseado na autobiografia da escritora Lidia Yuknavitch, o filme mergulha numa viagem de sobrevivência, trauma e identidade, com um olhar profundamente experimental e visceral. A protagonista, interpretada por Imogen Poots, conduz-nos por uma narrativa onde o corpo e a mente se misturam com a fluidez da água — elemento central no filme, e metáfora para a transformação.
No palco, ao lado de Stewart estiveram Poots e a icónica Kim Gordon, numa sessão marcada por emoção e surpresa. O filme recusa fórmulas e desafia convenções — um início impressionante para uma realizadora que chega já com linguagem própria.
“A Cronologia da Água” não parece uma estreia. Parece um filme de alguém que viveu, observou e agora cria com pleno domínio da arte cinematográfica.
A Teresa Vieira refletiu também sobre a psicose no feminino nos trabalhos de Kristen Stewart e Lynne Ramsay.