Kevin Rose descobriu meses depois da publicação que vários chatbots, não só o do Bing, começaram a descrevê-lo como um jornalista sensacionalista, sem escrúpulos nem ética. As suas palavras não tinham agradado aos chatbots, que se empenharam em estragar-lhe a reputação. Tanto quanto foi possível perceber, as opiniões dos chatbots, não correspondiam a opiniões de outros jornalistas, ou de comentadores online, eram de fabricação própria. No artigo, os filósofos Joel Kruger e Lucy Osler revelam como os chatbots de Inteligência Artificial criam boatos tanto para os humanos como para outros chatbots. Inventar rumores para os utilizadores, o que podemos chamar os boatos maquina/humano, faz parte do ramo mais geral de mentiras, ou alucinações da I.A., que acontecem para satisfazer os utilizadores e fazê-los sentir mais próximos e confortáveis com a maquina.
Os mexericos entre chatbots são, segundo os autores, os mais perigosos e selvagens, não porque a Inteligência Artificial tenha especial gosto em espalhar intrigas entre si, como pode acontecer com as pessoas (o boato tem quase sempre uma função de coesão social), mas porque replica os mecanismos gerais do boato humano, sem o controle de veracidade ou credibilidade que ocorre quando há pessoas envolvidas e também porque parece propagar-se entre chatbots sem o conhecimento de ninguém. Há ainda um terceiro tipo de boato abordado pelo filósofos que escreveram o artigo: o boato utilizador/chatbot, que se prevê cresça nos próximos tempos e que consiste em alimentar os chatbots com boatos que as pessoas sabem podem tornar-se virais. Parece, mais uma vez óbvio que não devemos acreditar em tudo o que a Inteligência Artificial diz.
Se os factos mais curiosos da ciência são do teu interesse, espreita o Fricção Científica, rubrica diária de Isilda Sanches, que pode ser ouvida de segunda a sexta-feira, às 11h40, na Antena 3. Tendo como fonte notícias de ciência verdadeiras e fidedignas, o Fricção Científica procura dar conta de assuntos sérios e/ou ligeiros, baseando-se sempre em descobertas, estudos, experiências, teorias e tudo o que diga respeito ao fascinante e intrigante universo da ciência.