Num festival marcado por filmes intensos e politizados, Wes Anderson regressa com o seu estilo inconfundível e uma proposta mais leve — mas emocional — no seu novo filme “O Esquema Fenício”, que estreou na competição principal do Festival de Cannes 2025.
A narrativa acompanha ZSA ZSA Korda, um multimilionário envolvido em esquemas financeiros, que enfrenta uma crise emocional ao tentar reconectar-se com a filha, prestes a tornar-se freira. A jornada é partilhada com um excêntrico tutor sueco especialista em insetos — e uma série de situações bizarras e comoventes. O elenco é um dos grandes atrativos: Benicio del Toro, Michael Cera, Bryan Cranston, Tom Hanks e, especialmente, Mia Honey Threapleton, filha de Kate Winslet, que se destaca como a filha de ZSA ZSA com uma das poker faces mais impressionantes da edição.
“O Esquema Fenício” não está entre os principais favoritos à Palma de Ouro, mas reafirma o lugar de Wes Anderson como um autor com assinatura própria, combinando humor e emoção. O filme chega aos cinemas portugueses no dia 30 de maio.
Ouve a Teresa Vieira em direto de Cannes a falar sobre os destaques da corrida pela Palma de Ouro: “Sirat”, “Sentimental Value”, “O Agente Secreto” e, claro, “O Esquema Fenício”.