Se os factos mais curiosos da ciência são do teu interesse, espreita o Fricção Científica, rubrica diária de Isilda Sanches, que pode ser ouvida de segunda a sexta-feira, às 11h40, na Antena 3. Tendo como fonte notícias de ciência verdadeiras e fidedignas, o Fricção Científica procura dar conta de assuntos sérios e/ou ligeiros, baseando-se sempre em descobertas, estudos, experiências, teorias e tudo o que diga respeito ao fascinante e intrigante universo da ciência.
Estudo publicado recentemente revela que, nos Estados Unidos, seis em cada dez pessoas já foram assediadas sexualmente em concertos de música. Os casos são mais frequentes e graves com mulheres, mas a maioria das vítimas não denuncia as situações. Estudos anteriores, levados a cabo em países como Austrália, Finlândia, Reino Unido, Suécia e Nigéria, já tinham indicado que comportamentos sexuais inapropriados são prevalentes em concertos. Face aos resultados os autores concluem que a agressão sexual é comum nos espetáculos de música ao vivo nos EUA, e recomendam que os locais onde acontecem bem, como os promotores, estejam atentos a essas situações e criem formas de facilitar a denúncia e apoiar as vítimas. Sabe mais e ouve o episódio completo de Fricção Científica.
Se estiverem em perigo ou precisarem de ajudar alguém, contactem a Linha de Apoio à Vítima (116 006). A chamada é grátis e está disponível das 8h-22h, todos os dias.